Kunlaboro
Temas que constroem um Mundo Melhor!
Desde 25/03/2007 Estatísticas1027499 visitas.

Saúde e Medicina

Transplante de Córnea tem fila de espera com 24 mil pessoas (Agência Brasil - Marcia Wonghon: 27/09/2009)

Brasília - Uma média de 10 mil transplantes de córnea são realizados por ano no Brasil, a maioria no estado de São Paulo. Mesmo assim, cerca de 24 mil pessoas aguardam numa lista de espera por um doador para ter a oportunidade de recuperar a visão e voltar a desempenhar as atividades de rotina.

O que dificulta as doações, segundo a médica Maria Regina Chalita, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, é a falta de informações. Algumas pessoas acreditam que a idade avançada, doenças oculares, como o glaucoma, o astigmatismo e a miopia são fatores limitantes para a doação. Esses rótulos acabam afastando potenciais doadores, disse.

Segundo a oftalmologista, entre os casos que podem ser corrigidos com o transplante de córnea estão ceratocone (doença genética que altera a curvatura corneana) e perda da visão provocada por traumas, perfurações, queimaduras químicas, infecções por herpes, além de distrofias, que causam embasamento da visão.

A oftalmologista lembrou que pode demorar até dois anos o tempo de espera por uma doação de córnea.

Fonte

Notícia de Marcia Wonghon, publicada em 27/09/2009, no site da Agência Brasil, sob Licença Creative Commons. http://www.agenciabrasil.gov.br

Outros Artigos

http://kunlaboro.pro.br/saude-e-medicina/transplante-de-cornea-fila-de-espera