Kunlaboro
Temas que constroem um Mundo Melhor!
Desde 25/03/2007 Estatísticas1347502 visitas.

Educação

A Educação e os Valores no Século XXI: Educação para a Vida - Uma Abordagem Holística

Introdução

Começa o Terceiro Milênio e, embora, o homem já seja capaz de ir à Lua, já tenha descoberto e decifrado o DNA, criado o Computador, melhorado as comunicações através da Internet, seja capaz de projetar robôs e de produzir energia atômica, continuam existindo os mesmos problemas sociais que sempre afligiram os povos na História da Humanidade.

Muitos não têm trabalho, passam fome, não têm água potável, não têm onde morar, não tem o que vestir, não sabem ler, não sabem escrever e mal sabem falar. Povos que já vivem num verdadeiro estado de penúria declaram guerra a outros povos que vivem em igualdade de condições gastando em tanques, jatos e mísseis quantias fabulosas que poderiam ser empregadas na construção de hospitais, escolas, universidades, asilos, creches e fábricas.

À Educação formal cabe a tarefa de preparar o Ser Humano para atender às necessidades da Sociedade. Mas, hoje, vemos: indivíduos bem instruídos que ocupam suas mentes planejando assaltos e outros crimes; políticos inescrupulosos que não hesitam em matar os adversários de outros partidos; programadores que vivem tentando crimes eletrônicos bem-sucedidos (hackers e crackers); industriais que conhecem as leis trabalhistas, mas, insistem em burlá-las. Podemos até dizer que decidiram tomar como máxima de vida a Lei de Gérson que diz "Leve vantagem em tudo". Podemos dizer que encaram a vida como uma grande competição na qual o que importa é ser o melhor quando poderiam ser felizes se encarassem a vida como um grande aprendizado no qual o mais importante não é vencer, nem competir e sim cooperar, ajudar e amar.

Este trabalho se propõe a repensar a Educação atual sob a ótica da Ética tomando como base, sempre que possível, os ensinamentos dos principais pensadores da história da Humanidade.

<< Índice da Monografia |

http://kunlaboro.pro.br/monografias/a-educacao-e-os-valores-no-seculo-xxi/introducao