Kunlaboro
Temas que constroem um Mundo Melhor!
Desde 25/03/2007 Estatísticas1077784 visitas.

Livros

Criatividade e Grupos Criativos

Autor:
Editora:Editora Sextante

Contracapa

A criatividade é o recurso mais fecundo com que o homem, desde sempre, procura derrotar os seus inimigos atávicos: a fome, o cansaço, a ignorância, o medo, a feiúra, a solidão, a dor e a morte. Em cada esquina do planeta, em cada fase da sua evolução, a criatividade humana consegue atribuir uma forma ao caos, um significado às coisas.

A primeira parte deste livro trata do misterioso continente do espírito que é a criatividade humana, daquela tensão inquietadora que trazemos dentro de nós e que nos conduz a corrigir a natureza com a cultura, deixando aos nossos filhos um mundo diferente daquele que herdamos de nossos pais.

A segunda parte busca uma definição e uma explicação dos processos criativos: o que é a criatividade, o que é necessário para determiná-la, quais são as formas específicas que está assumindo na nossa sociedade pós-industrial, quais contribuições para a sua compreensão são trazidas pela neurologia, pela psicologia, pela sociologia e por todas as ciências que se atormentam em busca de seu fascinante segredo?

Orelha do Livro

Em Criatividade e Grupos Criativos, Domenico De Masi refaz o percurso da história da humanidade à luz da tensão febril que a impele, sem parar, a corrigir a natureza com a cultura: da roda aos óculos, do paraíso à Magna Carta, das cidades da Mesopotâmia à linha de montagem, das catedrais góticas ao Projeto Genoma, do cinema ao jazz.

A maior parte das criações humanas é obra não de gênios individuais, mas de grupos e de coletividades nos quais cooperam personalidades concretas e personalidades fantasiosas, motivadas por um líder carismático, por uma meta compartilhada. Hoje, mais do que nunca, todas as descobertas científicas e as obras-primas artísticas não decorrem do lampejo de gênio de um único autor, mas do aporte coletivo e tenaz de trabalhadores, troupes, teams, squadre, equipes.

Decorrem das progressivas aproximações coletivas, da experiência milenar de clãs e tribos, da imaginação de um povo, do espírito de uma época. Não são mais do que etapas de um processo sem pontos de partida nem pontos de chegada, em que forças contraditórias como linhas retas e linhas curvas, razão e intuição incessantemente se alternam e entrelaçam.

Talvez na sociedade pós-industrial esses dois opostos possam finalmente chegar a uma síntese feliz. Para isso, De Masi apela às neurociências, à psicanálise, à psicologia, à epistemologia e sobretudo à sociologia: compreendendo as dinâmicas secretas do processo criativo, quem sabe não se possa aumentá-lo e colocá-lo em sintonia com a eterna aspiração humana pela felicidade?

Segundo De Masi,

este livro representa a síntese de todas as ideias que elaborei no decurso da vida à propósito da mutação social, do trabalho humano, da criatividade, da latinidade, do ócio criativo. O meu desejo é que ele sirva para tornar os leitores mais felizes, mais conscientes de que a vida merece ser vivida, liberada, valorizada; mais decididos a remover as barreiras à criatividade e em satisfazer as próprias necessidades de introspecção, amizade, amor, lazer, beleza e convivência.

Sobre o Autor

Domenico De Masi é catedrático de Sociologia do Trabalho na Universidade La Sapienza, de Roma, e fundador da S3-Studium, escola de especialização em ciências da administração, que tem sede na Itália e no Brasil. Entre seus livros publicados no Brasil destacam-se:

  • O Ócio Criativo - Editora Sextante
  • A Emoção e a Regra - Editora José Olympio
  • O Futuro do Trabalho - Editora José Olympio

É também diretor da revista Next - Instrumentos para a Inovação.

Onde Comprar

O livro parece estar esgotado. Segue uma sugestão de Sebo:

Outras Dicas de Leitura

http://kunlaboro.pro.br/livros/criatividade-e-grupos-criativos