Kunlaboro
Temas que constroem um Mundo Melhor!
Desde 25/03/2007 Estatísticas1069475 visitas.

Reciclagem: Lixo: O que você tem a ver com isso?

O lixo não é um problema da natureza.
A natureza não tem lixo porque tudo nela se recicla.

Lixo: o que está acontecendo afinal?

O lixo é um problema que o ser humano cria quando ele se esquece de que também é parte do ambiente em que vive.

As pessoas que moram nas cidades ou nas zonas rurais consomem recursos naturais, processam estes recursos para produzir energia e devolvem ao ambiente rejeitos* na forma de gases, águas servidas (esgoto) e resíduos sólidos (lixo).

Muitos recursos naturais são esgotáveis e limitados, mas a nossa capacidade de criar inovações tecnológicas* parece não levar isso em conta. Nosso modelo de desenvolvimento, fruto da Revolução Industrial iniciada há 200 anos, sustenta-se na ideia de que o progresso significa produção e consumo de bens materiais.

Na natureza nada se cria,
nada se perde, tudo se transforma.
Lavoisier

A partir de 1950, os países industrializados buscaram, no crescimento econômico, uma compensação pelos difíceis anos do período de guerras mundiais. A produção e o consumo de bens de vida curta refletiram-se no aumento de volume de lixo gerado pelas atividades humanas. Novos valores, como moda e prestígio, passaram a substituir a durabilidade e a inalterabilidade nas decisões do consumidor.

O fator tempo, aliado a conceitos como praticidade e facilitade, passou a influenciar, muitas vezes, a escolha dos bens de consumo. A mentalidade descartável veio difundido em um ritmo cada vez mais veloz.

Do período pós-guerra formou-se um outro indivíduo: o "Homo consumens".

Este ser, capaz de transformar o mundo ao seu redor, deve também ser responsável pelo uso racional dos recursos naturais e ainda pela preservação* e conservação,* além da recuperação* do ambiente, onde ele já tiver sido degradado.

Temos direito a um ambiente saudável:
por isso devemos defendê-lo individual e coletivamente!

Fonte: Considerando mais o Lixo.
Grupo do Lixo. Florianópolis: Insular, 1999.

http://kunlaboro.pro.br/livros/considerando-mais-o-lixo/lixo-o-que-voce-tem-a-ver-com-isso