Kunlaboro
Temas que constroem um Mundo Melhor!
Desde 25/03/2007 Estatísticas1050963 visitas.

Esperanto

O Mundo do Esperanto

O Esperanto é a Língua Internacional, criada pelo humanista e poliglota polonês Lázaro Zamenhof. O Esperanto não foi criado para substituir as línguas nacionais - mas para servir como uma "segunda língua" para todos os povos.

O Esperanto venceu a "prova do tempo", pois há mais de 100 anos tem mantido, firmemente, a sua posição ao lado das grandes línguas nacionais. Já há vários anos, a UNESCO reconheceu o valor cultural do Esperanto e recomendou o seu ensino a todos os países-membros das Nações Unidas.

O Esperanto já é falado por mais de um milhão de pessoas, espalhadas pelo Mundo. Já tem uma vasta literatura, com milhares de obras, originais ou traduzidas, o que inclui até a Bíblia. Há também excelentes revistas, inclusive em países do Extremo Oriente, como a China e o Japão. Há clubes de Esperanto em todos os continentes. O convívio nesses clubes de Esperanto, em muitos países, é altamente gratificante - com interessantes reuniões amistosas e culturais. Há, também, muitos congressos nacionais e internacionais. O Esperanto já é ensinado em várias escolas e universidades, em diversos países, inclusive o Brasil. Várias emissoras estatais de rádio, de alcance mundial (em ondas curtas), transmitem regularmente programas em Esperanto, destacando-se as do Vaticano, Polônia, Áustria e China. Pode-se, também, usar o Esperanto para corresponder-se com pessoas de inúmeros países, inclusive pela Internet. E pode-se, até, hospedar-se - ou ser hospedado, em casas de esperantistas, no Exterior.

Podemos resumir as vantagens do Esperanto em três palavras. Mas são três palavras "mágicas": Facilidade, Igualdade e Amizade!... Analisemos, resumidamente, o sentido de cada uma dessas palavras.

Facilidade - O Esperanto é muito mais fácil que todas as línguas nacionais, pois sua gramática não tem exceções. A escrita é fonética. E a pronúncia é acessível a todos os povos. Eis um exemplo da bela sonoridade do Esperanto: "Brazilo estas granda lando" (= O Brasil é um grande país). Com apenas 6 terminações, podemos conjugar qualquer verbo em Esperanto. E, graças a um engenhoso sistema de prefixos e sufixos, pode-se dominar, facilmente, o vocabulário do Esperanto, que é baseado nas grandes línguas modernas, como Francês, Inglês, Alemão, Italiano, Espanhol, Português etc.

Igualdade - Como o Esperanto não pertence a nenhum povo em particular, pertence a todos os povos, igualmente. Isto dá uma excelente sensação de igualdade a todos os seus usuários.

Amizade - Embora qualquer língua possa servir para facilitar a amizade entre os povos, note-se, porém, que o Esperanto foi criado especialmente para isso.

Repitamos então, essas três palavras "mágicas", que resumem as vantagens do Esperanto: Facilidade, Igualdade e Amizade!... E entre agora Você, também, para o fascinante "Mundo do Esperanto"!...

Jair Salles - Autor dos livros: Minicurso de Esperanto,
Esperanto Conversacional e La Konversacia Klubo.

Outras Dicas de Leitura

http://kunlaboro.pro.br/esperanto/o-mundo-do-esperanto