Kunlaboro
Temas que constroem um Mundo Melhor!
Desde 25/03/2007 Estatísticas1050975 visitas.

Esperanto

Carta do Lula à UEA - Universala Esperanto-Asocio

No dia 16/06/2009, o nosso querido Presidente Lula recebeu juntamente com os outros Presidentes do BRICS - Brasil, Rússia, Índia e China uma Carta do Dr. Probal Dasgupta, Presidente da Universala Esperanto Asocio propondo que os 4 países, além, de procurarem reduzir os privilégios econômicos procurassem reduzir, também, os privilégios linguísticos.

Seguem abaixo trechos da carta redigida, em 20/06/2009, por Cláudio Soares Rocha, Diretor de Documentação Histórica do Planalto, a pedido do Presidente Lula respondendo ao Dr. Probal Dasgupta, Presidente da UEA:

"Gostaríamos de transmitir-lhe nossa admiração pelo esforço que os esperantistas do mundo todo empreendem com vistas à difusão cada vez maior do Esperanto, língua criada pelo doutor Lázaro Zamenhof como contribuição para o entendimento e a compreensão entre os homens.

Almejamos que, de fato, um dia o Esperanto possa ser aceito pela maioria das nações como uma língua adotada para facilitar a comunicação sem privilégios linguísticos.

Estamos certos de que a Associação Mundial de Esperanto continuará suas gestões junto às Nações Unidas para a progressiva elevação do papel do Esperanto como língua internacional ... estamos de acordo com o valor do idioma propagado por sua associação."

Esperanto kreskas pli kaj pli! (Esperanto cresce mais e mais!)

http://kunlaboro.pro.br/esperanto/carta-do-lula-a-uea